É quase como um trabalho de investigação. E muita gente sonha com uma ligação oferecendo a possibilidade de um emprego melhor, com melhores salários e ainda a chance de crescimento profissional. A função de um headhunter é exatamente essa: caçar-talentos. Eles precisam investigar e conhecer a realidade das empresas e ainda estabelecer um contato, muitas vezes sigiloso, com os candidatos selecionados.
Em entrevista ao Noticenter, Berenice Buerger, headhunter da Mega Empresarial, de Blumenau, diz que a forma de abordagem de um profissional da área é diferenciada. “É um trabalho mais específico do que um processo seletivo comum, já que os envolvidos geralmente estão colocados no mercado de trabalho”, afirma ela. “Os resultados são ágeis e o profissional encontrado tem grandes chances de atender as expectativas da empresa, já que foi garimpado com o perfil pretendido” complementa.
Outra ação comum para os headhunters é buscar contato com as chamadas “cartas marcadas”. “São profissionais que a empresa já definiu que gostaria que fossem contatados, mas por algum motivo estratégico não querem ter seu nome divulgado num primeiro contato”, diz ela.
SIGILO
O sigilo do trabalho dos headhunters representa vantagens para as duas partes envolvidas no processo: tanto a empresa quanto o profissional que está sendo visado. No primeiro caso, para as empresas, Berenice comenta dois aspectos. “Primeiro porque o profissional que ocupa o cargo pode não saber que será demitido. E a realização de um processo interno se torna inviável”, mostra ela. “Outro caso é quanto ao sigilo em relação ao nome da empresa contratante, que não quer que seu nome seja divulgado nas etapas iniciais do processo. Somente os candidatos finalistas”, conclui a especialista.
Para o funcionário, por outro lado, a discrição é uma boa ferramenta já que geralmente ele está empregado e o seu superior não sabe que ele estará participando de outro processo seletivo.
O SEGREDO É O NETWORKING
A primeira ação que deve ter quem busca um reposicionamento de carreira é o cadastro de currículos nos sites de empresas que trabalham com cargos do nível almejado. As vagas geralmente ficam na página inicial do site e por elas se consegue ter uma noção do tipo de oportunidade que a empresa oferece.
Berenice comenta que depois da avaliação de currículos em bancos de dados da própria empresa, o segundo passo para a caça ao talento é a indicação. “Como o trabalho de hunting é geralmente exercido por alguém que tem experiência e conhecimento de mercado, a rede de contatos é uma boa ferramenta”, explica a consultora.
Outro aspecto importante é as pessoas a quem você diz que gostaria de buscar um reposicionamento no mercado de trabalho. “É importante que as pessoas chaves do seu networking saibam que você está buscando novas oportunidades e principalmente porque”, pondera Berenice.
QUER CHAMAR A ATENÇÃO DE UM HEADHUNTER?
Você acha que dentro das empresas fica longe dos caçadores de talentos? Saiba que alguns aspectos são observados através dos headhunters e de sua rede de contatos, e podem ser fundamentais para que você seja um dos pretendentes a novas vagas. Berenice mostra algumas delas.
1) Trabalho em equipe
“Mesmo que não seja o líder de um trabalho, é sempre nítido quando alguém está envolvido com os objetivos da equipe. Comprometimento com as pessoas que trabalham ao seu redor, atenção que elas precisam e comprometimento com metas e objetivos comuns são muito importantes”
2) Liderança
“Mesmo que não seja gestor ou não tenha uma equipe, é importante que a liderança seja desenvolvida. A pró-atividade e a organização são algumas das características que marcam uma personalidade de liderança”
3) Capacidade para enfrentar desafios
“A pessoa precisa ter disposição para enfrentar desafios. Quando ela se recolocar no mercado de trabalho, vai se deparar uma realidade que provavelmente é diferente da que ela tem. Ela precisa se adaptar a novos cenários e superar desafios”
4) Decisão
“A facilidade em tomar decisões pode ser um diferencial importante. Saber pesar as circunstâncias, as hipóteses e pensar de forma rápida e eficiente uma solução para problemas estratégicos chama a atenção do mercado”
5) Facilidade de diálogo
“Pessoas acessíveis geralmente são as primeiras a serem indicadas para qualquer vaga. Quando se permite que sejam sugeridas mudanças de comportamento é importante que busque crescer com as críticas e se desenvolver com a opinião dos outros são aqueles que têm potencial de crescimento profissional”
6) Comportamento ético
“Se, por exemplo, um headhunter entrar em contato e ficar acordado que a operação é sigilosa, não descumpra esse acordo. Esse tipo de situação denigre a imagem do profissional”
7) Feedback
“Ter humildade é fundamental. Buscar conversar com as pessoas ao ser redor para identificar quais os principais pontos fracos e fortes da sua atuação na empresa pode fazer a diferença quando a busca for por uma personalidade que busque aperfeiçoamento constante”
8) Comprometimento
“As empresas buscam profissionais empenhados em alcançar resultados e metas. Fazer tudo o que for possível para chegar ao melhor resultado”
9) Capacidade de adaptação
“O profissional deverá procurar se interar da sua nova realidade. A flexibilidade e a simplicidade são aliadas importantes para a obtenção do sucesso e da realização profissional”
NA ENTREVISTA
Alguns cuidados básicos na entrevista são fundamentais. Lembre-se que não é porque você foi chamado a participar de um processo seletivo que a vaga é sua. “Procure não ficar nervoso, responda as perguntas com clareza e o principal conselho: não minta. Algumas perguntas desmascaram quem está mentindo. É melhor ser sincero do que tentar inventar alguma resposta”, destaca Berenice.
O TRABALHO DA MEGA EMPRESARIAL
Berenice tem mais de quinze anos de experiência em seleção de cargos estratégicos. Ela e o consultor Roberto Vilela fundaram, em 2000, a Mega Assessoria Empresarial. Atualmente, a Mega atua na seleção de treinees, cargos administrativos e executivos. Juntamente com os currículos dos profissionais indicados, a especialista elabora um parecer detalhado dos candidatos, entretanto, a decisão final é do cliente. “Fazemos o processo seletivo, mas quem decide é o cliente”, afirma ela.
Fonte: Noticenter
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Dificuldades de contratarTrainee
Dificuldades de entendimento entre empresas e jovens querendo emprego criaram uma situação inusitada. Uma pesquisa revela que está sobrando talento, mas faltando mão-de-obra na hora de contratar estagiários e trainees. O levantamento mostra ainda que os jovens estão ditando as regras nas relações de oferta e procura do mercado de trabalho.
A conta não fecha. Uma multinacional do setor farmacêutico quer contratar 20 estudantes. Já recebeu cerca de dez mil currículos. E mesmo com tanta gente na briga, ainda não encontrou ninguém. O problema passa longe da falta de qualificação.
"O ponto xis da questão é o comportamento. Então, eles são barrados pela questão comportamental. Carreira, remuneração, exposição internacional. Normalmente, eles buscam por isso. Só que eles não querem esperar o tempo para que essas coisas aconteçam", diz Mirella costa, gerente de recursos humanos.
De um lado, jovens que cresceram no mundo sem fronteiras da internet, cheio de possibilidades; que são hiperativos, e, muitas vezes, imediatistas. De outro, empresas que construíram durante anos uma estrutura hierárquica e de funcionamento.
Quem estuda o mercado de trabalho diz que o que está acontecendo nas companhias hoje pode ser definido por uma expressão muito usada dentro de casa: conflito de gerações.
O que antes era o emprego dos sonhos para os recém-formados, já não interessa tanto assim.
Um levantamento com 180 grandes empresas mostra que 20% das vagas de trainee não são preenchidas.
"O que a empresa busca, às vezes, não está casando com o perfil desse jovem: como ele está acostumado a se comportar; a forma dele de se colocar no mundo é diferente do que a empresa busca", afirma o coordenado da pesquisa, Paulo Seixas.
A maioria dos estudantes - 54% - acredita que o ingresso no mercado depende só de dinamismo e criatividade. A faculdade vem em segundo lugar para 21%. E uma minoria considera relevante os cursos extracurriculares: 17%.
Uma rede de supermercados deixou o programa de trainee mais atraente. Os jovens passam por todas as áreas da empresa, viajam para a França, e, depois de efetivados, são acompanhados de perto.
“A gente precisa aumentar as chances de retenção desse jovem. Ele não pode achar que, ao ser posicionado no 11º primeiro mês, ele em um mês vira gerente. E não é assim. E todo esse trabalho vem junto. Porque, muito mais importante do que o programa trainee para atrair e recrutar, é a retenção pós-programas”, afirma Cláudia Elisa Soares, diretora de recursos humanos.
Três idiomas fluentes, graduação no exterior, cinco anos de experiência internacional, Marcela Magnativa Lucena é um retrato da nova geração de profissionais. Mas ela foi convencida de que o que precisa agora é ter calma.
“Acho que muitos procuram essa velocidade na carreira, o título de gerência, o status de poder, né? E eu acho que o mais importante para o candidato é que encontre, na verdade, uma empresa que esteja alinhada com seus valores”, afirma.
Fonte: Excelência Global
A conta não fecha. Uma multinacional do setor farmacêutico quer contratar 20 estudantes. Já recebeu cerca de dez mil currículos. E mesmo com tanta gente na briga, ainda não encontrou ninguém. O problema passa longe da falta de qualificação.
"O ponto xis da questão é o comportamento. Então, eles são barrados pela questão comportamental. Carreira, remuneração, exposição internacional. Normalmente, eles buscam por isso. Só que eles não querem esperar o tempo para que essas coisas aconteçam", diz Mirella costa, gerente de recursos humanos.
De um lado, jovens que cresceram no mundo sem fronteiras da internet, cheio de possibilidades; que são hiperativos, e, muitas vezes, imediatistas. De outro, empresas que construíram durante anos uma estrutura hierárquica e de funcionamento.
Quem estuda o mercado de trabalho diz que o que está acontecendo nas companhias hoje pode ser definido por uma expressão muito usada dentro de casa: conflito de gerações.
O que antes era o emprego dos sonhos para os recém-formados, já não interessa tanto assim.
Um levantamento com 180 grandes empresas mostra que 20% das vagas de trainee não são preenchidas.
"O que a empresa busca, às vezes, não está casando com o perfil desse jovem: como ele está acostumado a se comportar; a forma dele de se colocar no mundo é diferente do que a empresa busca", afirma o coordenado da pesquisa, Paulo Seixas.
A maioria dos estudantes - 54% - acredita que o ingresso no mercado depende só de dinamismo e criatividade. A faculdade vem em segundo lugar para 21%. E uma minoria considera relevante os cursos extracurriculares: 17%.
Uma rede de supermercados deixou o programa de trainee mais atraente. Os jovens passam por todas as áreas da empresa, viajam para a França, e, depois de efetivados, são acompanhados de perto.
“A gente precisa aumentar as chances de retenção desse jovem. Ele não pode achar que, ao ser posicionado no 11º primeiro mês, ele em um mês vira gerente. E não é assim. E todo esse trabalho vem junto. Porque, muito mais importante do que o programa trainee para atrair e recrutar, é a retenção pós-programas”, afirma Cláudia Elisa Soares, diretora de recursos humanos.
Três idiomas fluentes, graduação no exterior, cinco anos de experiência internacional, Marcela Magnativa Lucena é um retrato da nova geração de profissionais. Mas ela foi convencida de que o que precisa agora é ter calma.
“Acho que muitos procuram essa velocidade na carreira, o título de gerência, o status de poder, né? E eu acho que o mais importante para o candidato é que encontre, na verdade, uma empresa que esteja alinhada com seus valores”, afirma.
Fonte: Excelência Global
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
5 dicas para liderança eficaz
A liderança é um dos temas mais importantes da atual administração e negócios. Empresas e profissionais cada vez mais buscam informações sobre as melhores práticas de liderança. Porém, somente informação não garante uma liderança eficaz. É preciso mais do que isso. É necessário uma mudança de atitudes.
Os velhos hábitos e crenças acerca da liderança precisam ser modificados por novos conceitos e práticas. Então, segue abaixo cinco dicas para uma liderança eficaz.
5 DICAS PARA LIDERANÇA EFICAZ
1. RESPEITO - liderar pessoas exige respeito do líder perante os demais. A época em que o líder era o capataz que mandava e humilhava seus funcionários já acabaou há muito tempo. As pessoas hoje em dia querem ser tratadas com o devido respeito de quem sabe de seus direitos e deveres.
2. OUVIR - O líder que ouve sua equipe consegue melhores resultados do que aqueles que só fala e manda fazer. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. O líder é aquele que toma as decisões. Portanto, ouvir é importante, mas não pode se deixar levar por tudo o que os outros falam. Tem que filtrar e encontrar as melhores respostas advindas do grupo e de sua experiência.
3. FOCO - Para liderar pessoas é fundamental que o líder tenha um foco bem definido e consiga repassar isso para seus seguidores ou funcionários. As pessoas carecem de direção. Quanto mais clara forem as metas, melhores serão os resultados.
4. AVALIAR - É papel da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer feedback sobre seus resultados e comportamentos. Avaliar significa definir metas e fazer o acompanhamento contínuo, fornecendo orientações e elogios quando necessários e pertinentes.
5. APRENDER - O líder tem que ser um eterno aprendiz. Talvez esta seja a mais importante dica. Pois é através do aprendizado que ele poderá aprimorar suas competências de liderança. Descobrir seus pontos fracos e utilizar suas qualidades com mais resultados. Aprender significa participar de cursos e seminários sobre liderança, realizar leituras sobre gestão de pessoas, participar de fóruns sobre o tema, ouvir seus subordinados, dar e receber feedback, além de trocar experiências com outras pessoas. Aprender ainda vai além atudo.
Fonte: CM Consultoria
Os velhos hábitos e crenças acerca da liderança precisam ser modificados por novos conceitos e práticas. Então, segue abaixo cinco dicas para uma liderança eficaz.
5 DICAS PARA LIDERANÇA EFICAZ
1. RESPEITO - liderar pessoas exige respeito do líder perante os demais. A época em que o líder era o capataz que mandava e humilhava seus funcionários já acabaou há muito tempo. As pessoas hoje em dia querem ser tratadas com o devido respeito de quem sabe de seus direitos e deveres.
2. OUVIR - O líder que ouve sua equipe consegue melhores resultados do que aqueles que só fala e manda fazer. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. O líder é aquele que toma as decisões. Portanto, ouvir é importante, mas não pode se deixar levar por tudo o que os outros falam. Tem que filtrar e encontrar as melhores respostas advindas do grupo e de sua experiência.
3. FOCO - Para liderar pessoas é fundamental que o líder tenha um foco bem definido e consiga repassar isso para seus seguidores ou funcionários. As pessoas carecem de direção. Quanto mais clara forem as metas, melhores serão os resultados.
4. AVALIAR - É papel da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer feedback sobre seus resultados e comportamentos. Avaliar significa definir metas e fazer o acompanhamento contínuo, fornecendo orientações e elogios quando necessários e pertinentes.
5. APRENDER - O líder tem que ser um eterno aprendiz. Talvez esta seja a mais importante dica. Pois é através do aprendizado que ele poderá aprimorar suas competências de liderança. Descobrir seus pontos fracos e utilizar suas qualidades com mais resultados. Aprender significa participar de cursos e seminários sobre liderança, realizar leituras sobre gestão de pessoas, participar de fóruns sobre o tema, ouvir seus subordinados, dar e receber feedback, além de trocar experiências com outras pessoas. Aprender ainda vai além atudo.
Fonte: CM Consultoria
sexta-feira, 31 de julho de 2009
O que diferencia líderes autoritários de exigentes
O que diferencia líderes autoritários de exigentes? Veja opinião de especialista
Conviver com um líder que não aceita diálogo e cuja palavra é sempre a única opção válida não é fácil. Agora imagine um líder detalhista e rigoroso nos seus princípios. Com qual desses dois perfis de gestor você trabalha: o autoritário ou o exigente?
De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) e diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr., o líder autoritário é o dono da razão, não aceita que a sua equipe opine. Seu lema é: eu mando e você faz. Já o gestor exigente sabe dialogar com os funcionários e conhece muito bem a área sobre a qual é responsável, bem como o mercado no qual atua, por isso tem senso de qualidade exacerbado.
Líder autoritário
Uma das características marcantes do líder autoritário é que ele desenvolve uma gestão por meio da opressão e do medo. "Geralmente, esse líder mostra o erro de um profissional, mas não revela como consertá-lo".
Os impactos para a empresa que conta com a gestão de um líder autoritário, segundo Felipe Jr., são clima organizacional negativo, no qual as pessoas não têm motivação para trabalhar, e altos índices de turnover (rotatividade).
Entretanto, o consultor destaca que, em alguns casos, uma liderança autoritária momentânea pode ser válida. "Em uma reunião de fusão, quando o líder quer impor os valores da empresa para os novos funcionários, ele terá uma posição autoritária. Além disso, nos casos em que o líder tem uma equipe sem estrutura, na qual os funcionários não obedecem as regras e são acomodados, a liderença autoritária é válida.
Líder exigente
Já uma particularidade do gestor exigente, segundo Felipe Jr., é o rigor com os seus princípios. Assim, essa pessoa procura sempre dar o exemplo para que a equipe o siga. "Esse gestor é aberto ao diálogo, desde que as pessoas tenham argumentos mais fortes que o dele. Além disso, esse líder está sempre presente na equipe auxiliando e, quando preciso, colocando a mão na massa".
O consultor ressalta ainda que esse líder pode trazer benefícios para a equipe, se for bem interpretado. "Se a equipe souber aproveitar a presença desse líder, ela irá crescer profissionalmente, já que esse perfil de gestor ajuda os seus profissionais a desenvolverem seus pontos fracos".
Fonte: Administradores
Conviver com um líder que não aceita diálogo e cuja palavra é sempre a única opção válida não é fácil. Agora imagine um líder detalhista e rigoroso nos seus princípios. Com qual desses dois perfis de gestor você trabalha: o autoritário ou o exigente?
De acordo com o consultor de RH (Recursos Humanos) e diretor executivo do Grupo Soma, Arlindo Felipe Jr., o líder autoritário é o dono da razão, não aceita que a sua equipe opine. Seu lema é: eu mando e você faz. Já o gestor exigente sabe dialogar com os funcionários e conhece muito bem a área sobre a qual é responsável, bem como o mercado no qual atua, por isso tem senso de qualidade exacerbado.
Líder autoritário
Uma das características marcantes do líder autoritário é que ele desenvolve uma gestão por meio da opressão e do medo. "Geralmente, esse líder mostra o erro de um profissional, mas não revela como consertá-lo".
Os impactos para a empresa que conta com a gestão de um líder autoritário, segundo Felipe Jr., são clima organizacional negativo, no qual as pessoas não têm motivação para trabalhar, e altos índices de turnover (rotatividade).
Entretanto, o consultor destaca que, em alguns casos, uma liderança autoritária momentânea pode ser válida. "Em uma reunião de fusão, quando o líder quer impor os valores da empresa para os novos funcionários, ele terá uma posição autoritária. Além disso, nos casos em que o líder tem uma equipe sem estrutura, na qual os funcionários não obedecem as regras e são acomodados, a liderença autoritária é válida.
Líder exigente
Já uma particularidade do gestor exigente, segundo Felipe Jr., é o rigor com os seus princípios. Assim, essa pessoa procura sempre dar o exemplo para que a equipe o siga. "Esse gestor é aberto ao diálogo, desde que as pessoas tenham argumentos mais fortes que o dele. Além disso, esse líder está sempre presente na equipe auxiliando e, quando preciso, colocando a mão na massa".
O consultor ressalta ainda que esse líder pode trazer benefícios para a equipe, se for bem interpretado. "Se a equipe souber aproveitar a presença desse líder, ela irá crescer profissionalmente, já que esse perfil de gestor ajuda os seus profissionais a desenvolverem seus pontos fracos".
Fonte: Administradores
Primeiro emprego: a etiqueta na empresa para jovens e estagiários
Renata Mello, consultora de Etiqueta Profissional aponta regras básicas para jovens em seu primeiro emprego
Acostumada a ministrar treinamentos em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens demonstram dificuldades em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem suas regras básicas.
Por isso preparou algumas dicas para evitar que o jovem perca o emprego por não saber as regras mínimas de convivência corporativa e para evitar as “saias justas” que sempre ocorrem no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio.
Você acaba de ser contratado por uma empresa, portanto, lembre-se:
1. Não chegue atrasado sob hipótese nenhuma. Quem chega 5 minutos depois do horário estabelecido, já está atrasado. Por mais que a empresa tenha tolerância, você ganhará pontos se chegar 5 minutos antes. Acredite.
2. Ao ser apresentado para sua chefia direta não estenda a mão, espere que ele estenda para cumprimentá-lo. E nada de sinalizar como se estivesse falando com um general. Parece simpático, mas soa infantil, principalmente por você não estar em um quartel.
3. Conhecendo seus amigos de equipe, também não force uma intimidade que não existe. Seja discreto e vá ganhando as pessoas com o tempo para saber até onde pode ir com cada uma.
4. Preste atenção como você se senta, evite sentar esparramado, como faz na faculdade.
5. Fale baixo ao telefone. Volume alto nas conversas ao telefone, no corredor, ou com o colega do lado atrapalham a concentração dos demais colegas.
6. Preste atenção na aparência, vista-se de acordo com o padrão da empresa. Evite roupas que vocês usam para “balada”. Perfume suave, corte de cabelo normal, evite chocar as pessoas com a sua coragem de trocar de cor ou mudar o corte. Denota total deselegância e falta de bom senso.Preste atenção no excesso de perfume.
7. Sempre bata na porta e pergunte se a pessoa pode falar naquele momento, não entre em nenhuma sala sem pedir licença.
8. Seja comprometido com a empresa. Se dedique, aprenda coisas novas, se relacione com outras áreas (pessoas). Assuma novos projeto e responsabilidades, não necessariamente precisa ser algo grandioso, tenha paciência que logo será conhecido e reconhecido dentro da empresa.
9. Por mais que você tenha sido escolhido entre tantos candidatos nunca dê um de “Sr. Sabe tudo”. Mesmo que saiba a maioria das coisas, tente não fazer disso motivo de exacerbação; tenha humildade em aprender coisas novas.
10. Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Podem ser uma armadilha. Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando...) ao conversar com colegas e clientes.
11. Evite apelidos (Marcão é Marcos, Vivi é Viviane e por aí vai.), palavrão (P...meu! ) ou gíria (tipo assim, brother, véio, papito, entre outros).
12. Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Evite ficar de papo furado no seu telefone celular ou da empresa, pega mal para quem passa e sempre te vê pendurado no telefone.
13. Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar.
14. Homens e mulheres evitem roer as unhas ou mantê-las na boca. Passa imagem de insegurança.
15. Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua.
16. Assuma seus erros.
17. Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens.
Fonte: Aministradores
Acostumada a ministrar treinamentos em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens demonstram dificuldades em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem suas regras básicas.
Por isso preparou algumas dicas para evitar que o jovem perca o emprego por não saber as regras mínimas de convivência corporativa e para evitar as “saias justas” que sempre ocorrem no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio.
Você acaba de ser contratado por uma empresa, portanto, lembre-se:
1. Não chegue atrasado sob hipótese nenhuma. Quem chega 5 minutos depois do horário estabelecido, já está atrasado. Por mais que a empresa tenha tolerância, você ganhará pontos se chegar 5 minutos antes. Acredite.
2. Ao ser apresentado para sua chefia direta não estenda a mão, espere que ele estenda para cumprimentá-lo. E nada de sinalizar como se estivesse falando com um general. Parece simpático, mas soa infantil, principalmente por você não estar em um quartel.
3. Conhecendo seus amigos de equipe, também não force uma intimidade que não existe. Seja discreto e vá ganhando as pessoas com o tempo para saber até onde pode ir com cada uma.
4. Preste atenção como você se senta, evite sentar esparramado, como faz na faculdade.
5. Fale baixo ao telefone. Volume alto nas conversas ao telefone, no corredor, ou com o colega do lado atrapalham a concentração dos demais colegas.
6. Preste atenção na aparência, vista-se de acordo com o padrão da empresa. Evite roupas que vocês usam para “balada”. Perfume suave, corte de cabelo normal, evite chocar as pessoas com a sua coragem de trocar de cor ou mudar o corte. Denota total deselegância e falta de bom senso.Preste atenção no excesso de perfume.
7. Sempre bata na porta e pergunte se a pessoa pode falar naquele momento, não entre em nenhuma sala sem pedir licença.
8. Seja comprometido com a empresa. Se dedique, aprenda coisas novas, se relacione com outras áreas (pessoas). Assuma novos projeto e responsabilidades, não necessariamente precisa ser algo grandioso, tenha paciência que logo será conhecido e reconhecido dentro da empresa.
9. Por mais que você tenha sido escolhido entre tantos candidatos nunca dê um de “Sr. Sabe tudo”. Mesmo que saiba a maioria das coisas, tente não fazer disso motivo de exacerbação; tenha humildade em aprender coisas novas.
10. Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Podem ser uma armadilha. Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando...) ao conversar com colegas e clientes.
11. Evite apelidos (Marcão é Marcos, Vivi é Viviane e por aí vai.), palavrão (P...meu! ) ou gíria (tipo assim, brother, véio, papito, entre outros).
12. Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Evite ficar de papo furado no seu telefone celular ou da empresa, pega mal para quem passa e sempre te vê pendurado no telefone.
13. Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar.
14. Homens e mulheres evitem roer as unhas ou mantê-las na boca. Passa imagem de insegurança.
15. Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua.
16. Assuma seus erros.
17. Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens.
Fonte: Aministradores
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Simulado confirma Enem com mais conteúdo, avaliam cursinhos
O simulado do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) confirma a cobrança de mais conceitos e conteúdo escolar, de acordo com a avaliação de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo G1.
A prova, com 40 questões em vez das 180 do exame oficial, foi divulgada à meia-noite desta quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação. Os gabaritos acompanham os arquivos das provas.
VEJA AS PROVAS DO SIMULADO DO ENEM
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens
Matemática
"O simulado está dentro do anunciado pelo Inep, com questões difíceis, como no Enem antigo, e outras com grau de dificuldade médio e difícil", afirma Carlos Eduardo Bindi, diretor do Curso Etapa, em São Paulo.
"O formato do novo Enem não reinventa a roda, porque já existem outros vestibulares que avaliam muito bem e que têm questões interdisciplinares. Na verdade, o que ele fará será levar boas práticas para o país inteiro, especialmente para aqueles locais em que os vestibulares são mais fracos. Não há um desvio de rota, mas um alinhamento em nível federal", analisa Bindi.
Para Sezar Sasson, coordenador dos simulados do Enem do Sistema do Anglo, de São Paulo, o simulado do Inep mostra que "o conteúdo exigido não vai além do ensino médio". "O candidato bem preparado pode ficar mais tranquilo com isso. E, ao contrário do antigo exame, ele precisará se basear menos em informações fornecidas pela prova e mais no conteúdo aprendido na escola."
Na avaliação de professores do Anglo, no entanto, o simulado apresenta imprecisões em algumas questões, mas nada que comprometa a resposta nem o gabarito. O Enem, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, está dividido em quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
No caso da parte de ciências da natureza, Sasson aponta problemas nas questões 3, 5 e 9. O gabarito da questão 3 (letra C), que trata da decomposição de polímeros, está correto, mas, segundo ele, não é preciso. "A alternativa diz que a decomposição leva à geração de compostos tóxicos. É verdade que isso aconteça, mas não sempre."
Na pergunta 5, uma parte do enunciado diz que a concentração de glicose no experimento B é igual a do experimento A. No entanto, Sasson afirma que no experimento A, as células 2 não estão respirando, mas fermentando, e, consequentemente, gastando muito mais glicose. "Se essa frase do enunciado fosse tirada, ficaria perfeitamente plausível, mas isso também não compromete o gabarito."
Na pergunta 9, o enunciado da questão diz que a massa molar da glicose é 120 g/mol. "O correto é 180 g/mol, mas, como não há alternativa correta usando 180 no cálculo, o candidato vai usar o 120 dado no enunciado e chegará ao resultado certo", diz Sasson.
A parte de matemática foi avaliada pelos professores do Anglo como tendo um conteúdo mais rudimentar. "Nas questões 3, 7 e 8, os enunciados não trazem nenhuma informação que possa ser usada na resolução das questões. Isso pode fazer com que o candidato perca algum tempo sem necessidade", avalia.
A parte de linguagens é a que mais se assemelha ao Enem antigo, na análise do Anglo. "Os textos usados foram bastante diversificados, como poemas, tiras em quadrinhos e textos científicos, mas exigem agora mais conteúdo escolar do que só interpretação de texto."
A parte de ciências humanas foi a mais diferente em relação à prova dos anos anteriores, diz Sasson. "Havia somente um mapa, sem tabelas ou gráficos, que costumam aparecer em provas de geografia e história. A linguagem também foi mais simples."
Correção
Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.
Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis.
No dia 3 de outubro, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).
Universidades
Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.
São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.
Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.
Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.
Fonte: G1
A prova, com 40 questões em vez das 180 do exame oficial, foi divulgada à meia-noite desta quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação. Os gabaritos acompanham os arquivos das provas.
VEJA AS PROVAS DO SIMULADO DO ENEM
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens
Matemática
"O simulado está dentro do anunciado pelo Inep, com questões difíceis, como no Enem antigo, e outras com grau de dificuldade médio e difícil", afirma Carlos Eduardo Bindi, diretor do Curso Etapa, em São Paulo.
"O formato do novo Enem não reinventa a roda, porque já existem outros vestibulares que avaliam muito bem e que têm questões interdisciplinares. Na verdade, o que ele fará será levar boas práticas para o país inteiro, especialmente para aqueles locais em que os vestibulares são mais fracos. Não há um desvio de rota, mas um alinhamento em nível federal", analisa Bindi.
Para Sezar Sasson, coordenador dos simulados do Enem do Sistema do Anglo, de São Paulo, o simulado do Inep mostra que "o conteúdo exigido não vai além do ensino médio". "O candidato bem preparado pode ficar mais tranquilo com isso. E, ao contrário do antigo exame, ele precisará se basear menos em informações fornecidas pela prova e mais no conteúdo aprendido na escola."
Na avaliação de professores do Anglo, no entanto, o simulado apresenta imprecisões em algumas questões, mas nada que comprometa a resposta nem o gabarito. O Enem, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, está dividido em quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
No caso da parte de ciências da natureza, Sasson aponta problemas nas questões 3, 5 e 9. O gabarito da questão 3 (letra C), que trata da decomposição de polímeros, está correto, mas, segundo ele, não é preciso. "A alternativa diz que a decomposição leva à geração de compostos tóxicos. É verdade que isso aconteça, mas não sempre."
Na pergunta 5, uma parte do enunciado diz que a concentração de glicose no experimento B é igual a do experimento A. No entanto, Sasson afirma que no experimento A, as células 2 não estão respirando, mas fermentando, e, consequentemente, gastando muito mais glicose. "Se essa frase do enunciado fosse tirada, ficaria perfeitamente plausível, mas isso também não compromete o gabarito."
Na pergunta 9, o enunciado da questão diz que a massa molar da glicose é 120 g/mol. "O correto é 180 g/mol, mas, como não há alternativa correta usando 180 no cálculo, o candidato vai usar o 120 dado no enunciado e chegará ao resultado certo", diz Sasson.
A parte de matemática foi avaliada pelos professores do Anglo como tendo um conteúdo mais rudimentar. "Nas questões 3, 7 e 8, os enunciados não trazem nenhuma informação que possa ser usada na resolução das questões. Isso pode fazer com que o candidato perca algum tempo sem necessidade", avalia.
A parte de linguagens é a que mais se assemelha ao Enem antigo, na análise do Anglo. "Os textos usados foram bastante diversificados, como poemas, tiras em quadrinhos e textos científicos, mas exigem agora mais conteúdo escolar do que só interpretação de texto."
A parte de ciências humanas foi a mais diferente em relação à prova dos anos anteriores, diz Sasson. "Havia somente um mapa, sem tabelas ou gráficos, que costumam aparecer em provas de geografia e história. A linguagem também foi mais simples."
Correção
Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.
Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis.
No dia 3 de outubro, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).
Universidades
Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.
São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.
Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.
Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.
Fonte: G1
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Networking - O que é?
A palavra network é usada para definir as redes de contatos profissionais. É um tema discutido em qualquer ambiente onde houver pessoas se relacionando, não local ideal para que este tipo de contato seja feito, mas é necessário bom senso.Hoje é moda dizer que “fazemos networking”, mas a verdade que esta ferramenta de relacionamento social é tão antiga que talvez várias gerações de sua família tenham tirado proveito dela. Atualmente, são poucas as pessoas que despertaram para esta modalidade de relacionamento profissional, ou até mesmo da boa convivência com pessoas com as quais estudou ou trabalhou.Atenção! Saiba distinguir e entender que network não é somente uma técnica para conseguir emprego e sim um jeito de viver. Você precisa gostar ou pelo menos aprender a gostar de estar em contato com pessoas. Ah! E realizar networking não é sinônimo de “puxar saco” de alguém – é realmente diferente e muito, é cultivar bons relacionamentos onde você for.
Programa Jovens Talentos - Johnson & Johnson
Inscrições até dia 26 de agosto de 2009, aqui.
Cursos: Áreas de humanas, exatas ou biológicas.
Áreas de atuação: Área Comercial, Marketing, TI, Customer Development e Finanças.
Requisitos: Formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, inglês fluente, espanhol desejável, conhecimentos avançados de informática e mobilidade geográfica.
As vagas das áreas de Marketing, Comercial, Customer Development e Finanças são para atuação em São Paulo - capital.
As vagas de TI são para São José dos Campos - SP.
São aproximadamente 33 vagas. Mais informações no link da inscrição, principalmente o detalhamento das áreas de atuação.
Cursos: Áreas de humanas, exatas ou biológicas.
Áreas de atuação: Área Comercial, Marketing, TI, Customer Development e Finanças.
Requisitos: Formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, inglês fluente, espanhol desejável, conhecimentos avançados de informática e mobilidade geográfica.
As vagas das áreas de Marketing, Comercial, Customer Development e Finanças são para atuação em São Paulo - capital.
As vagas de TI são para São José dos Campos - SP.
São aproximadamente 33 vagas. Mais informações no link da inscrição, principalmente o detalhamento das áreas de atuação.
Escola vinculada ao IBGE abre inscrição para mestrado gratuito
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), instituição federal vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abre inscrições para o mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de outubro na Secretaria de Registro e Controle da ENCE (sala 105), das 9h às 17h. Também serão aceitas inscrições pelo correio, via sedex, desde que postado até o dia 2 de outubro.
O curso tem quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.
O curso oferece bolsas de estudo (CAPES e IBGE) aos alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício, por ordem de classificação na seleção. O processo seletivo tem três fases eliminatórias. No dia 26 de outubro, serão realizados os testes da primeira fase com provas de Inglês, pela manhã, e da segunda fase com provas de conhecimentos gerais de Políticas Sociais e de conhecimentos básicos de Matemática e de Estatística, no período da tarde.
O aluno que não obtiver a nota mínima para aprovação na prova de inglês será eliminado e não terá suas outras provas corrigidas.
No dia 24 de novembro, será divulgado o resultado do primeiro dia de provas e os candidatos aprovados passarão para a terceira etapa, composta por entrevista oral e avaliação da documentação solicitada, de 30 de novembro a 3 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 15 de dezembro.
Serviço:ENCE
Rua André Cavalcanti nº 106, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ
CEP - 20231-050
Telefones (21) 2142-4690 e 2142-0123 - ramal 3919.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de outubro na Secretaria de Registro e Controle da ENCE (sala 105), das 9h às 17h. Também serão aceitas inscrições pelo correio, via sedex, desde que postado até o dia 2 de outubro.
O curso tem quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.
O curso oferece bolsas de estudo (CAPES e IBGE) aos alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício, por ordem de classificação na seleção. O processo seletivo tem três fases eliminatórias. No dia 26 de outubro, serão realizados os testes da primeira fase com provas de Inglês, pela manhã, e da segunda fase com provas de conhecimentos gerais de Políticas Sociais e de conhecimentos básicos de Matemática e de Estatística, no período da tarde.
O aluno que não obtiver a nota mínima para aprovação na prova de inglês será eliminado e não terá suas outras provas corrigidas.
No dia 24 de novembro, será divulgado o resultado do primeiro dia de provas e os candidatos aprovados passarão para a terceira etapa, composta por entrevista oral e avaliação da documentação solicitada, de 30 de novembro a 3 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 15 de dezembro.
Serviço:ENCE
Rua André Cavalcanti nº 106, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ
CEP - 20231-050
Telefones (21) 2142-4690 e 2142-0123 - ramal 3919.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Nube seleciona candidatos para 2.708 vagas de estágio
O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 2.708 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico e superior, período matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 350 a R$ 1.300.
Confira lista de programas de trainee e estágios
Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site http://www.nube.com.br/.
Algumas das vagas são para estudantes de administração de empresas, bacharelado em logística, ciências da computação, comunicação social, direito, educação física, engenharia civil, engenharia de produção, ensino médio, letras, marketing, nutrição, pedagogia, publicidade e propaganda, química, relações internacionais, técnico em design gráfico, técnico em design de interiores, técnico em informática, tecnologia em informática
Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site http://www.nube.com.br/, acessando o campo "Vagas de Estágio".
Confira lista de programas de trainee e estágios
Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site http://www.nube.com.br/.
Algumas das vagas são para estudantes de administração de empresas, bacharelado em logística, ciências da computação, comunicação social, direito, educação física, engenharia civil, engenharia de produção, ensino médio, letras, marketing, nutrição, pedagogia, publicidade e propaganda, química, relações internacionais, técnico em design gráfico, técnico em design de interiores, técnico em informática, tecnologia em informática
Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site http://www.nube.com.br/, acessando o campo "Vagas de Estágio".
Fonte: G1
terça-feira, 30 de junho de 2009
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Participação no Segundo Plus - Festival Universitário de Comunicação
Semana passada estivemos presentes no Fetival Universitário de Comunicação - Segundo Plus, realizado pela UNISUL. A programação do evento reuniu excelentes palestrantes a nível nacional e internacional, nomes de referência no cenário da publicidade, jornalismo e na utilização de novas mídias.
O festival foi bastante movimentado e distribuiu prêmios para jovens talentos da comunicação que inscreveram seus trabalhos na mostra.
Aproveitamos nossa presença e apresentamos ao público nossa ferramenta, o portal: http://www.omeufuturo.com.br/.
Agradecemos à todos.
Equipe omeufuturo
Enem recebe mais de 1,5 milhão de inscrições em 11 dias
Prazo para se inscrever termina no dia 17 de julho.Estimativa do Inep é alcançar 7 milhões de adesões.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 1.526.778 inscrições até as 17h de quinta-feira (25). O prazo para se inscrever termina no dia 17 de julho. Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.
O Inep, instituto vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela elaboração do exame, estima que, no total, sejam feitas sete milhões de inscrições.
Após o cadastro no site, o candidato deve aguardar uma confirmação por e-mail o recebimento da inscrição. Na sequência, os estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio devem imprimir o comprovante de inscrição. Aqueles que concluirão o ensino médio em escola privada devem imprimir o boleto para pagamento em qualquer agência bancária (o valor é de R$ 35) ou solicitar isenção da taxa de inscrição. Os comprovantes de inscrição dos candidatos que ainda não concluíram o ensino médio estarão disponíveis, após efetivação, até 24 de julho no site de inscrição. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada até 31 de julho.
Uso do Enem
São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 1.526.778 inscrições até as 17h de quinta-feira (25). O prazo para se inscrever termina no dia 17 de julho. Os candidatos devem acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro.
O Inep, instituto vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela elaboração do exame, estima que, no total, sejam feitas sete milhões de inscrições.
Após o cadastro no site, o candidato deve aguardar uma confirmação por e-mail o recebimento da inscrição. Na sequência, os estudantes de escola pública que estão concluindo o ensino médio devem imprimir o comprovante de inscrição. Aqueles que concluirão o ensino médio em escola privada devem imprimir o boleto para pagamento em qualquer agência bancária (o valor é de R$ 35) ou solicitar isenção da taxa de inscrição. Os comprovantes de inscrição dos candidatos que ainda não concluíram o ensino médio estarão disponíveis, após efetivação, até 24 de julho no site de inscrição. Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada até 31 de julho.
Uso do Enem
São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.
Fonte: G1
Mudanças no Enem causa insegurança no vestibulando
A proposta do ministro da Educação , Fernando Haddad, para modificar o Enem e o ingresso nas universidades federais do país, tem causado muita polêmica entre alunos, professores de cursinho e até do ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza. Um dos questionamentos é de como estudantes e cursos pré-vestibulares irão se preparar para esse modelo de prova.O novo sempre traz um certo desconforto. Embora as mudanças às vezes sejam necessárias, geram insegurança por estarem na ordem do pouco conhecido. A transição de um modo de se vivenciar algo para outro é sempre bastante delicada.A dúvida para os cursos preparatórios reside no conteúdo da prova. Ela é aparentemente estranha visto que o conteúdo será baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino médio. Que é o que, ao menos se supõe, orienta as escolas de todo o país. Bem, aqui já tem um problema: segundo consta, há diferenças regionais nesses parâmetros e a prova será unificada. Quanto ao estilo das questões, é algo que não os preocupa. Em como serão feitas as questões tem angustiado os alunos do ensino médio. Um deles, em entrevista ao G1, disse que vinha sendo “moldados” para um tipo de prova que não esse, sentindo-se desrespeitado por essa mudança de uma hora para outra. Outros consideraram que teriam que mudar a regra pela qual vinham estudando.Recursos intelectuais Num primeiro momento, uma prova que considera mais o raciocínio do aluno, que é o pretendido por esse novo formato, parece ser mais fácil (não sabemos como isso ocorrerá na prática). O aluno poderá contar mais com seus recursos intelectuais e se preocupar menos em saber tudo o que está nos livros.As colocações feitas pelos estudantes remetem a um tipo de aluno que se pretende combater: aquele que decora literalmente a matéria. Estudantes com um perfil assim, não conseguem um bom desempenho caso uma vírgula daquilo que estudou/decorou seja mudado. No caso, o enfoque do processo de aprendizagem está no professor e na transmissão do conhecimento, não no aluno e em seu desenvolvimento. No caso, a preocupação do aluno é que se mudar o jeito da prova, não saberá mais como fazê-la.Para quem estuda e compreende a matéria oferecida na escola, não importa o modo como o conhecimento será solicitado. Com certeza, o estudante terá condições de responder de acordo com o necessário.Há muita fantasia em torno desse assunto. Os alunos querem conhecer o novo modelo para poderem se moldar. Ora, suponhamos que isso seja verdade. É algo extremamente preocupante, pois tantos anos de escola não teriam servido para nada. Os aprendentes seriam meros repetidores de um conhecimento. Ambos, conhecimento e alunos, estariam paralisados, sem espaço para a transformação. O que isso deixa claro é que não confiam em usar suas próprias ferramentas de pensar. Não confiam em si, em seu próprio talento.Pressa No entanto, um fator que provavelmente esteja assustando a todos e contribuído para tanta polêmica é a pressa com que estão querendo fazer essa mudança. Ainda não deu tempo para assimilá-la. Em abril, a idéia foi lançada e, em outubro, serão os exames. Sendo que não se sabe direito quais federais irão aderir. Sem contar a extensão da prova (200 questões em dois dias!!). Será que esse formato realmente é produtivo?! Como se chegou a esse número de questões?Ir devagar é sempre um caminho mais proveitoso. Ainda mais levando em conta o que se pretende fazer. Não basta ter uma boa idéia. É preciso saber como executá-la de modo que ela seja realmente boa. Quanto à insegurança dos alunos, não adianta se afobar. Quem está para prestar o vestibular pegou a transição, que é o momento mais difícil. Porém, para aquele que realmente estudou e não perdeu seu tempo com “decoreba”, com certeza não haverá grandes problemas. Basta confiar em sua capacidade de resolver problemas. Para os outros, as chances são as mesmas que no estilo de prova de vestibular já conhecido. Que, apesar das críticas, não exigia só conteúdo.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
O Portal – www.omeufuturo.com.br é um empreendimento ousado e inovador que visa reunir todos os públicos que circulam no contexto educacional. Nosso objetivo principal é integrar pessoas e proporcionar a troca de experiências através do portal. Reunimos os melhores conteúdos para estudantes, professores e gestores de IES. Acessando o Portal – www.omeufuturo.com.br, você terá a sua disposição o mais completo guia de busca por instituições de ensino superior, intercâmbios, programas de trainees, calendários de vestibulares e concursos. Dicas para melhorar seu desempenho no mercado de trabalho. E para os jovens ainda indecisos sobre qual profissão seguir nosso Game vocacional irá ajudá-los a definir sua escolha e com isto, projetar um futuro brilhante na carreira que mais combina com seu perfil. Visite nosso portal e faça parte da comunidade Meu Mundo, cadastre seu perfil, monte grupos de estudo e poste seus materiais.
www.omeufuturo.com.br
Portal da Sua Vida.
Portal da Sua Vida.
Enem terá 180 questões, 20 a menos do que a proposta inicial do MEC.
O novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 180 questões de múltipla escolha, e não 200, conforme a proposta inicial do Ministério da Educação. Portaria da prova publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União informa que cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões, somando ao todo 180 testes.
As provas se dividem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A redação será do tipo dissertativo-argumentativo a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com início às 13h (horário de Brasília). No sábado (3/10), serão realizadas as provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo (4/10), será a vez das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de e Matemática e suas Tecnologias.As inscrições de alunos concluintes do ensino médio vão de 15 de junho a 17 de julho, pela internet. Já os egressos do ensino médio e jovens e adultos que não concluíram esse nível de ensino na idade própria podem se inscrever até o dia 19 de julho, também via web.
As provas se dividem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A redação será do tipo dissertativo-argumentativo a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com início às 13h (horário de Brasília). No sábado (3/10), serão realizadas as provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo (4/10), será a vez das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de e Matemática e suas Tecnologias.As inscrições de alunos concluintes do ensino médio vão de 15 de junho a 17 de julho, pela internet. Já os egressos do ensino médio e jovens e adultos que não concluíram esse nível de ensino na idade própria podem se inscrever até o dia 19 de julho, também via web.
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